_ GIF Black Friday 468X60

Tipos de depilação e suas vantagens e desvantagens

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Antes de entrar no assunto do dia, quero saber se vocês já estão participando do sorteio de um kit de maquiagem que está rolando aqui no blog?!  Se inscrevam nesse link aqui e boa sorte!


A depilação está presente no dia-a-dia da maioria das mulheres. O tema é ainda mais recorrente no verão, pois a depilação mal feita pode comprometer uma saída à praia ou piscina.
Na minha experiência com depilação, a cera quente e a depilação a laser são os melhores métodos.
Selecionei esses e mais alguns outros métodos comuns de depilação, seus respectivos pontos positivos e negativos e os cuidados que devemos ter com eles.

- Lâmina:

Vantagens:

* A depilação com lâmina é a mais prática. Pode ser feita a qualquer momento do dia, pela própria pessoa, sem hora marcada, sem fila de espera.. rs;

* É indolor, fato que favorece sua utilização por muitas pessoas, especialmente as sensíveis à dor;

* Não precisa esperar o pelo crescer;

* A depilação com lâmina é mais rápida que a depilação com cera ou algum outro método, e o melhor momento de utilizá-la é durante o banho.

* É ótima como um quebra galho, como por exemplo em um domingo em que nenhum lugar de depilação abre ou quando recebemos aquele chamado inesperado para ir à praia;


Desvantagens:

* Como a lâmina não tira o pelo pela raíz, eles acabam aparecendo novamente muito rápido e , então, é preciso refazer a depilação. No meu caso, quando eu uso esse método, tenho que raspar de 2 em 2 dias;

* Se não tomarmos o cuidado necessário, é possível que ocorra pequenos cortes com a lâmina. Por isso, devemos ter uma mão leve ao passá-la e não passá-la muitas vezes em uma mesma região;

* A depilação com a lâmina pode causar foliculite e irritações na pele;

* Com o tempo, pode dar a impressão que a região depilada fica mais escura.

Exemplos:


1. Gillette Prestobarba
2. Bic Comfort Women




- Cremes e Loções Depilatórias:

Vantagens:

* Como a lâmina, é também um método prático que você pode fazer em casa e sozinha;

* É indolor ;

* Pode ser feito antes ou durante o banho.


Desvantagens:

* Não tira o pelo pela raíz;

* O intervalo entre as depilações também é curto: cerca de 3 dias;

* Pode causar alergias e irritações na pele. Por isso, faça um teste antes em uma pequena região.


Exemplos:


1. Creme Depilatório Depi Roll
2. Creme Depilatório Veet





- Aparelhos Elétricos Depilatórios:

Vantagens:

* É prático e você pode ser feito por você mesma, a qualquer hora;

* Tira o pelo pela raíz, dando a impressão que ele é mais fino;

* O intervalo entre as depilações é maior: pode durar até 15 dias;

* Não precisa esperar todos os pelos crescerem para fazer(como por exemplo acontece com a cera)

Desvantagens:

* É dolorido - inclusive para quem está acostumada a usar a lâmina, eu recomendo que, antes de aderir ao Santinelle, depile com cera - para dar uma afinada nos pelos;

* Os pelos encravam mais - bom essa percepção foi o que eu e algumas amigas tivemos ao usar esse tipo de aparelho;

* Não é recomendado o seu uso na virilha - a não ser que seu aparelho seja daqueles que tem um acoplado específico para essas áreas, com a cabeça menor. Mesmo assim, acredito que não deve ser usado para cavar a virilha.

Exemplos:



1. Depilador Corpus - Britânia
2. Depilador Santinelle - Philips




- Cera Quente

É um dos métodos que uso e gosto bastante(como já falei anteriormente, também faço depilação a laser). Existem as ceras quentes à base de ingredientes naturais (como o mel e algas) e também as ceras do tipo roll-on, que são utilizadas com um aparelho específico.

Vantagens:

* Retira os pelos pela raiz, podendo ser feita em intervalos de 20 dias;

* Com o tempo e a frequência das depilações, os pelos podem se enfraquecer e crescerem mais finos ou em menor quantidade;

* Entre os métodos que retiram o pelo desde a raiz, é a menos dolorida : a temperatura da cera(quente) ajuda a abrir os poros, facilitando a saída dos pelos. Por isso, deve-se tomar o cuidado de usar ceras com ingredientes naturais, para não obstruir os poros e infeccionar a pele;

* Pode ser aplicada em grandes áreas


Desvantagens:

* Aumenta a chance de os pelos encravarem . Realmente, sinto que quando depilo com cera, meus pelos encravam bem mais do que com a Gilete. Por isso, é importante esfoliar a pele pelo menos duas vezes por semana, sendo que nunca nos 3 dias antes ou depois da depilação;

* Apesar de ser menos dolorida, a técnica com cera quente dói. Tem que ter um pouco de coragem pra fazer...rs Claro que isso depende d pessoa para pessoa né?!

* Tem que esperar o pelo crescer para poder depilar;

* Não deve ser usada por quem tem tendência a ter vasos e varizes;

* Se a temperatura da cera não for regulada, pode queimar e até manchar a pele. Por isso, faça sempre um teste em uma pequena região (como o antebraço) para ver se a temperatura está boa. Eu já me queimei feio com um aparelho de roll-on que tinha aqui em casa.. Ele estava super antigo e acredito que desregulado quanto ao aquecimento, o que causou uma queimadura feia numa região da minha perna. Por isso, é preciso tomar cuidado. Ainda nos aparelhos roll-on, não guarde ele com o refil dentro. Pode vazar cera e melecar todo o aparelho;

* É um método mais caro.


Exemplos:


1. Cera Egípcia Lanugo
2. Cera e aparelho Roll-on Gama


- Cera Fria

Esse método eu nunca experimentei. Por isso até esqueci de listá-lo aqui(eu dei uma editada no post...rs)

Vantagens

* Não é um método muito agressivo, pois a cera fria não dilata os poros nem, consequentemente, os vasos sanguíneos;

* Arranca o pelo pela raiz;

* Não há risco de queimaduras.


Desvantagens:

* É o método mais dolorido;

* Não é recomendado para quem possui os pelos muitos grossos, podendo encravá-los;

* Não deve ser feita com os pelos muito curtos, ou seja, é preciso esperar que os pelos cresçam para obter uma depilação eficaz.

Exemplo:

Veet Cera Fria




- Depilação a Laser

Com certeza é um método super interessante.. Afinal, provavelmente 8 entre 10 mulheres gostariam de parar de se preocupar com pelos e depilação. Eu acabei de fazer a região da axila e super recomendo. Futuramente farei um post sobre a minha experiência com a depilação a laser.


Vantagens:

* Pode eliminar até 95% dos pelos(tem vantagem maior que essa? rs) - ou seja - não precisaremos nos preocupar com depilação.

* Como diminui consideravelmente a quantidade de pelos, a região fica mais clara e bem macia.

Desvantagens:

* É um método caro. A minha seção de laser com o Soprano nas axilas, por exemplo, é R$ 150,00 e são necessárias em torno de 5 seções. Dependendo da área, a seção fica mais cara;

* Dói. Dói bastante! rs Bom, nas 2 primeiras seções, a dor foi bem suportável. Porém, na minha terceira seção, eu cheguei a chorar de tanta dor. Falam que o Light Sheer dói mais que o Soprano, isso eu já não sei dizer, pois não conheço. Mas a dor é passageira, o resultado acaba compensando;

* Dependendo do laser, podem ser necessárias várias seções;

* Pode causar manchas e queimaduras na pele, especialmente de pessoas morenas ou negras.Por isso, faça com profissionais qualificados, de preferência médicos dermatologistas;

* Não é completamente definitivo. Pode ser preciso uma manutenção de 6 em 6 meses.

* Não se deve fazer quando a pele estiver bronzeada. Evite o sol. Por isso, dê preferência para começar o tratamento em maio/junho. Assim, você faz a depilação na época do inverno.


Exemplos:


1. Laser Soprano
2. Laser Light Sheer



- Depilação com Linha:

Nunca fiz, mas tenho muito interesse em experimentar a técnica.

Vantagens:

* Retira os pelos pela raíz;

* Retira os pelos até mais curtinhos, que a cera não retiraria;

* É o método menos agressivo e não causa alergias ou irritações.


Desvantagens:

* Só é apropriada para regiões pequenas, como buço ou sobrancelhas;

* É ainda uma técnica um tanto quanto cara, por isso, a não ser que você saiba a técnica, só é aconselhado fazer com profissionais qualificados, que geralmente cobram em torno de R$ 30,00 cada região(é caro né.. já que com cera quente o buço sai a R$ 5,00 rs)


Depilacao com Linha
Depilação com linha


É isso meninas!! Essas informações eu fiz baseadas na minha experiência pessoal e nos meus conhecimentos sobre o assunto. Espero que vocês tenham gostado, pois eu adoro falar desse tema!
Ahhh e queria muito agradecer os comentários de vocês que me fizeram perceber algumas informações esquecidas, dando a oportunidade de incluí-las e ficar um post mais completo.


Aproveite e leia também: Hidratante para cuidados pós depilação

18 comentários:

  1. Shampoo Azul disse...:

    Muito legal esse post... A Gilette quebra um galho sempre, né? Não sabia que doia tanto assim a laser, que horror rsrs.. sou muito fresca pra dor, minha pele é sensível demais. As vezes uso o veet, mas não é o melhor metodo para algumas areas... Pelo que vc falou o melhor é a laser, né? O problema é a dor...

    Nós mulheres sofremos muito rsrsr

    beijinhos

  1. Dáfni disse...:

    Taíssa,

    Eu depilo cada parte do corpo de uma maneira diferente! Antes depilava as pernas com o Satinelle, mas como vc mesma comentou, ele encrava os pelos (e aí ficava aquelas feridinhas na perna, e marcas...). Agora depilo pernas, axilas e virilha com gilete (mais prático e pra mim não causa irritação), e o buço com cera fria. Mas já percebo a pele do buço mais escura, e estou com medo que isto seja da depilação...

    Beijos

  1. Elisa Avelar disse...:

    Oi querida,
    Não moro no rio não. Quem me dera... Eu fui ao rio esses dias, por isso postei fotos daí. Moro em Vitória / ES.
    Mas estou feliz por fazer meu ballet - conto quando as aulas começarem... Beijos, smac!

  1. Caah disse...:

    Adorei ver todas as vantagens e desvantagens dos métodos depilatórios! Olha, eu fico com a minha boa e velha lâmina! rsrs Adoroo depilação com cera, mas a praticidade é zero por aqui! rsrs Sem contar q tem deixar os pelos crescerem nee? No verão nao dá! rsrs

    Eu moro em SP, mais precisamente em Americana,Ta..mas aqui tem PinkBiju tb! :) rsrs

    beeijoos ;*

  1. Shampoo Azul disse...:

    Tem alguns selinhos pra vc no meu blog

    beijinhos

  1. Unknown disse...:

    Oi!
    Acabei de conhecer teu blog, menina esse post ficou muito bom e muito completo também, mas quando o assunto é depilação eu fico nervosa! hehehehe

    Quando puder vai lá conhecer meu cantinho também
    http://moniloureiro.blogspot.com
    Beijinhos

  1. Oi flor
    amei seu recadinho, muito obrigada mesmo.

    Achei SUPER esse post, é uma coisa com que toda mulher se preocupa né?! as que mais uso são gilete e cremes depilatorios, falta paciencia e dinheiro para as outras (e também sou bem fraquinha para dores haha)

    beijinhos

  1. May disse...:

    Nossa já experimentei quase todas menos a laser!
    Graças a Deus o lado português não aflorou em mim!! Já minha maninha tadinha...

    Na sombrancelha fico com a linha! Não abro mão, sim é mais cara,mas demora uns 2 meses para começar a nascer os pelinhos!
    O resto vou de Lâmina, como não tenho muito pêlo e sou preguiçosa de ir ao salão de todo mês fazer tudo...

    A maquininha... ainda bem que consegui me desapegar dela... acho máquina de tortura... só usei uma vez =(


    Beijinhoss ;*

  1. Kandis Design disse...:

    adorei as dicas de depilação! É cruel ficar bonita!

  1. Design LOM disse...:

    DETECTAMOS SEU SEU POST E VIMOS QUE O CONTEÚDO É MUITO INTERESSANTE E CRIATIVO GOSTARIA DE SER AGREGADO POR :
    http://lommundo.blogspot.com/

  1. Anônimo disse...:

    Não é Santinelle é SATINELLE, e já exixtem tb outros tipos de depilação a Laser, indolor, manutenção uma vez por ano e por apenas 55 reais qualquer parte do corpo ( a seção ), chama-se photodepilação

  1. Anônimo disse...:

    eu usava um aparelho eletrônico pra depilar, mas desisti. Nossa, dói muito.
    hoje depilo com a lâmina mesmo,o único problema é que o pelo cresce rápido demais :S

  1. Anônimo disse...:

    Oi querida,
    adorei o post. Eu faço sempre depilação a cera e sofro um pouco, mas vale a pena. Já fiz a oriental, com linha, apenas nas sobrancelhas e sempre que faço choro e me arrepio toda.

    Valeu, beijãão!

  1. Raquell Óliver disse...:

    Com certeza a light sheer dói mais, já fiz várias regiões e sem dúvida nenhuma eu recomento a soprano!! Que quase não chega a doer e só esquenta um pouco!!!

  1. Eu uso o metódo da cera quente e creme depilatório para o buço.Tenho alergia a lámina.Adorei seu post.
    bj
    Jane

  1. Grislaine Santos disse...:

    Olá! gostei muito das informações do blog. Ja fiz depilação a laser, dói um pouquinho sim, mas acredito que vale a pena. Não tive um ótimo resultado porque realmente é caro, dependendo região são necessárias várias seções, fiz somente duas na virilha por curiosidade. Gostei muito do método e com certeza faria novamente.

  1. Unknown disse...:

    Amei o blog.. so tenho uma duvida se pode usar a cera quente perto do canal vaginal.. bjjss..

  1. Adela Temima disse...:

    Parabéns. Muito bem explicado cada método. Ah, tem o creme depilatório da Avon, também, que eu gosto muito.

Related Posts with Thumbnails
GIF Calçados Femininos 728X90